CINCO BOAS RAZÕES PARA PRATICAR CAMINHADA ESPORTIVA!

 

Você quer voltar a praticar esporte sem sofrer um alto impacto? Conheça a caminhada esportiva! A caminhada é uma atividade física simples e muito eficaz quando se aumenta o ritmo. Sendo uma modalidade em plena expansão, a caminhada esportiva conquista cada vez mais adeptos por ser uma prática suave, completa e fácil de integrar na nossa rotina ultra cheia.

 

Retomar uma atividade física nunca é fácil: falta de fôlego, perda de flexibilidade, riscos de lesões... Estas preocupações não existem com a caminhada esportiva, visto que esta atividade tem a particularidade de preservar o seu corpo.
Durante a sessão de caminhada esportivavocê articula bem o pé desde o calcanhar até aos dedos dos pés: o seu corpo está sempre em contato com o solo.

 

Não está sujeito à violência dos saltos e saliências, ao contrário da corrida. Evita, assim, os impactos com o solo que exercem, por vezes, alguma violência nas articulações ou nas costas.
 

Os riscos de lesões ficam deste modo, limitados sem, no entanto, diminuir o seu esforço físico.

Caminhando rápido você aumenta o seu ritmo cardíaco e queima mais calorias: entre 300 e 500 calorias são queimadas por hora. 

Os movimentos feitos durante a caminhada esportiva o leva a mexer os braços, realizando um esforço que trabalha a maioria dos seus músculos. Você moldará suas pernas e desenvolverá os músculos dos braços, dos ombros e das costas, delineamento harmoniosamente a sua silhueta.
 Esta modalidade tem outro efeito apreciável: se você praticar regularmente, a caminhada esportiva você vai reduzir sensivelmente a celulite!

 

 

Praticar caminhada regularmente reforça o seu estado de saúde. Os benefícios da caminhada esportiva são idênticos aos de um esporte de resistência: melhora a circulação sanguínea, mantém a sua flexibilidade e cuida do seu coração.  Caminhe mais 30 minutos todos os dias e sentirá a diferença!

 

caminhada rápida ao ar livre ajuda a libertar o espírito e a aliviar a pressão. Você pode praticá-la num cenário de sua escolha: um parque, uma floresta, um cais, etc. num ambiente motivador que contribuirá para arejar os pulmões e o espírito. 

Sendo a caminhada esportiva um esporte suave, você poderá compartilhar esta modalidade com outras pessoas (amigos ou familiares) no ritmo adaptado à sua forma física. Em modo bem-estar, você pode caminhar a uma velocidade de 4 a 6 km/h e, em modo performance, você pode caminhar a uma velocidade de 7 a 9 km/h. Neste caso, o termo mais apropriado seria caminhada rápida. Inclusive, você poderá adaptar a sua caminhada em função da sua disposição!

 

Você não precisa gastar muito dinheiro num equipamento para se iniciar na caminhada rápida. Para começar, basta você adquirir um calçado de caminhada esportiva e uma roupa esportiva respirável.
 O terreno para a sua prática: a cidade e/ou o campo são locais de prática sempre disponíveis!

 
Você está motivado e equipado? Só falta se iniciar nos movimentos de caminhada rápida para descobrir os prazeres e os benefícios desta modalidade cada vez mais em destaque!